Código: | OP0007 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CTV | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Cátia Salgueiro |
Português
As áreas do Cinema e da Televisão são fundamentais na formação de cidadãos democráticos. Por isso,
conhecer a sua evolução, reflectir criticamente sobre o seu discurso e compreender as estratégias políticas,
económicas e jurídicas que influenciam a sua democraticidade são fundamentais na formação deste tipo de
profissionais.
No final da Unidade Curricular pretende-se que a/os estudantes:
- Reconheçam a importância social e cultural do Cinema e da Televisão.
- Reconheçam os principais problemas que se colocam às sociedades contemporâneas, num quadro tanto mundial como local, e de que forma são reresentados pelo cinema ou pela televisão.
- Compreendam criticamente o cinema e a televisão à luz das suas histórias, reconhecendo diferenças e especificidades.
- Analisem criticamente os principais temas e problemas que se colocam ao cinema e à televisão no contexto contemporâneo nacional e internacional.
- Saibam elaborar um projeto audiovisual no âmbito da Animação Sociocultural, iniciando-se na linguagem cinematográfica e audiovisual, e explorando reflexões e práticas interdisciplinares.
- Utilizem de modo intencional, funcional e com consciência ética os meios de captação de audio e vídeo: para registo das suas actividades e projectos profissionais (produção de documentos/memória); para potenciar a compreensão dos contextos em que intervêm (observação crítica, investigação); para apoiar e diversificar estratégias da Animação e Intervenção Sociocultural; como instrumentos de co-criação meio de expressão poética e artística em projectos colaborativos (envolvimento das comunidades).
1. A importância do Cinema e da Televisão para a sociedade.
2. As implicações do desenvolvimento tecnológico na história do Cinema e da Televisão:
- Imagem em movimento (do pré-cinema ao cinematógrafo, cinema ocidental e géneros cinematográficos, cinemas emergentes; contactos e contaminações entre cinema e televisão);
- Invenção da televisão (história e consumos culturais, problemáticas e géneros específicos, tendências da programação televisiva, novos formatos e internet);
3. Linguagem cinematográfica e linguagem televisiva:
- Referências e metodologias para reconhecimento e análise crítica de linguagens, géneros, abordagens e formatos;
- Diferentes processos de criação e fabricação em contextos colaborativos de investigação, intervenção ou abordagem de variadas dimensões do real;
4. Metodologias de análise crítica, desconstrução de discursos produzidos em diferentes objectos audiovisuais.
5. Etapas de produção de documentos audiovisuais:
- Diferentes funções, uma só equipa;
- Pesquisa e desenvolvimento, produção e pós-produção.
- Linguagens, práticas, técnicas; registo/documento, entrevista e inquérito, criação poética e cinematográfica, experiências lúdicas, livres e de criação de um olhar próprio em contextos específicos.
- Dimensões éticas e questões legais implicadas no registo de imagens de pessoas e actividades.
Adobe Premiere
Os conteúdos propostos possibilitam o acesso aos conhecimentos teórico-práticos necessários ao desenvolvimento da consciência crítica no consumo, utilização e mobilização de referências cinematográficas e televisivas, bem como da criação de projectos audiovisuais no campo da Animação e Intervenção Sociocultural.
As sessões são centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos escritos e documentos audiovisuais. Serão realizados exercícios práticos e progressivos: de visionamento e discussão de filmes; de iniciação à criação e produção com meios audiovisuais, a desenvolver no contexto das aulas e sobretudo em actividade autónoma (educar e construir um olhar, desenvolvimento do trabalho em equipa). A/os estudantes são convidada/os a apresentar e discutir os resultados das diferentes atividades propostas.
As metodologias propostas promovem a mobilização de conhecimentos interdisciplinares, a discussão contínua de propostas e experiências, e a formação de um olhar crítico e sensível (observação e investigação com a câmara, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexão sobre problemas sociais contemporâneos), contribuindo para o desenvolvimento dinâmico de projectos de Animação e Intervenção Sociocultural recorrendo à linguagem cinematográfica e audiovisual.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Pesquisa, realização e montagem de um projeto audiovisual no âmbito dos interesses e práticas da Animação e Intervenção Sociocultural, com a duração média de 3-7 minutos: 40%.
b) Realização de exercícios práticos realizados ao longo das aulas e em trabalho autónomo (de captação e montagem, de visionamento e discussão): 30%.
c) Presença e participação nos debates e nas dinâmicas de aula: 30%.
É esperado que a/os estudantes assistam e participem activamente a pelo menos 60%, bem como realizem trabalho autónomo e laboratorial, por forma a alcançarem com sucesso os objectivos da UC.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | ||
Total: | 0 |
- O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento pode ser complementado com apoio a distância mediante a utilização da plataformas de comunicação online disponíveis (moodle ou teams).
- A/s trabalhadora/es estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras três semanas de aulas.
- Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.
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